terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dica esperta: adubo orgânico!

Sabem aquelas sobras de cascas de legumes, frutas e talos de verduras que não comemos e que geralmente vão pro lixo?
Pois é, algumas dessas sobras podem ser incluídas na nossa alimentação!
É possível fazer doces do tipo compota com cascas de bananas e melancias, enquanto as cascas de maçãs liqüidificadas entram nas geléias, pois a pectina das cascas é que dá o ponto da geléia; já as sementes de abóboras torradas e salgadas viram aperitivos, e as cascas de batatas, talos de verduras e folhas de tubérculos e raízes (redundância detected) podem virar sopas, bolinhos ou pães, e por aí vai...
Se pesquisarmos um pouco, encontraremos inúmeras opções.

Abrindo parênteses...
A casca do mamão é ótima pra limpar e hidratar a pele do rosto, colo e pescoço! Basta retirar -e degustar- a polpa do mamão e massagear a pele com a parte interna da casca, deixando agir por uns 10 minutinhos. Depois é só enxagüar com bastante água morna e secar suavemente a pele.
...fechando parênteses.

Mas o quê fazer quando elas realmente sobram?
É simples! Basta liqüidificar essas sobras e molhar a terra de suas plantas!!
Ou, se preferir, você pode usá-la para enriquecer a terra dos vasos e jardins: basta lavar, picar e torrar levemente essas cascas no seu forno, sem fumaça e sem sujeira. O mesmo procedimento serve também para as cascas de ovos.
É isso mesmo! Adubo orgânico, simples, barato, eficiente e sem químicas!!!
Mas nada de misturar restos de comida nessa gororoba, porque sal, açúcar e óleo prejudicam as plantas e poluem a terra, ocasionando efeito oposto ao desejado.

E o melhor é que, além de sair muito mais barato que adubos comprados prontos, pelo fato de virem "junto" com suas compras, você não precisará aguardar 6 meses para a decomposição dos compostos, antes de usá-los em seu jardim, pois basta adicionar as sobras liqüidificadas ou torradas e dar uma ligeira revolvida na terra do vaso, do canteiro ou do jardim e... voilà!

Suas plantas e a natureza agradecerão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário